domingo, 8 de maio de 2016

Check-in

O projecto GlobCom iniciou-se em 2004 por iniciativa de Volker Stoltz, presidente do Global Communication Institute. Este projecto tem como objectivo a cooperação entre futuros profissionais da área da Comunicação e das Relações Públicas para a realização de um plano de comunicação estratégica proposto por uma organização real.

As equipas são compostas por alunos de diversas escolas de comunicação de todo o mundo. Estas equipas trabalham virtualmente, o que permite uma rápida partilha de conhecimentos para a realização do projecto. Todas as equipas têm o mesmo briefing do cliente e desenvolvem cada uma a sua própria proposta – todas as propostas são singulares devido ao funcionamento de cada uma das equipas e ao contexto sociocultural de cada participante. Posteriormente, os participantes têm a oportunidade de se conhecerem pessoalmente no simpósio de apresentação das propostas. A experiência de trabalhar com outros estudantes de outras partes do mundo permite aos participantes adquirir mais conhecimentos e compreender melhor outras culturas.

O GlobCom dá a possibilidade aos estudantes de trabalharem num ambiente académico descontraído que ajuda a fomentar o espírito de grupo. As equipas multiculturais permitem aos seus membros conhecer outros métodos de ensino e reconhecer que existem várias soluções para um mesmo problema.  Desta forma, o GlobCom não é apenas um projecto, mas sim uma experiência enriquecedora para a vida profissional e pessoal.

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) já participou várias vezes no GlobCom, sendo a única instituição de ensino superior que representa Portugal neste projecto. No ano de 2015, a proposta de projecto foi lançada pelo World Wide Fund (WWF) e remetia para a preservação da floresta de Bornéu. A ESCS foi representada no simpósio, em Miri, por uma comitiva constituída por 12 alunos e um docente, Nuno da Silva Jorge, que os acompanhou durante todo o processo de realização e respectiva apresentação da proposta de comunicação.

Parte da comitiva da ESCS, em Miri
Para além do acompanhamento do mentor, os alunos ainda recebem o apoio da própria organização que propõe o projecto, que disponibilizará todas as informações necessárias para uma maior compreensão do que foi pedido no briefing. Ao longo do projecto, existem momentos em que os participantes poderão colocar e ver esclarecidas todas as dúvidas que possam surgir no decorrer da realização da proposta.


Este ano o projecto foi proposto pela Dugong&Seagrass ConservationProject que desafia os alunos a criarem um projecto de comunicação para a preservação dos dugongos e da seagrass, uma espécie de erva marinha. O simpósio deste ano realizar-se-á entre os dias 21 e 24 de Maio, em Abu Dhabi, onde será eleito o projecto vencedor.

Logótipo do Dugong & Seagrass Conservation Project

Sem comentários:

Enviar um comentário